Sobre as Obras e o Coletivo:
As cidades também acreditam ser obras da mente ou do acaso,
mas nem o outro basta para sustentar as suas muralhas. De
uma cidade, não aproveitamos as suas sete ou setenta e sete
maravilhas, mas a resposta que dá às nossas perguntas.
Ítalo Calvino
Ao escolher esse grupo de 10 artistas, procuramos tomar o espaço urbano e a vida em sociedade da cidade de Vitória da Conquista, tendo como foco um universo multidisciplinar para pensar, informar e motivar os habitantes da nossa região em seus desejos na busca de sentido para si e para o seu mundo.
Durante um ano aproximadamente estudamos e pensamos a cidade de Vitória da Conquista, e o resultado desses pensamentos acerca de um tema central: o fluxo migratório. O ir e vir dinâmico que faz da nossa cidade um referencial para microrregião. O deslocamento que faz desta cidade o ponto de partida ou de chegada para os que buscam melhores oportunidades. Foram transformados em nove obras de arte contemporânea idealizadas especialmente para a intervenção urbana, e buscaram relacionar com a arquitetura, o espaço, a sociedade, a maneira de lidar com o tempo, estabelecendo situações de trocas e aproximação com as pessoas na cidade. As obras nos convidam a nos reconhecer em aspectos políticos e poéticos e em sua totalidade são constituídas pelos sentidos que se confere a elas e pelo lugar que ocupam nas nossas experiências cotidianas com a força das pequenas narrativas.
Esperamos que ao ter conduzido as experiências e pensamentos poéticos desses artistas diretamente ao público, tenhamos contribuído positivamente de alguma maneira com a dessacralização das artes visuais transformando esses dias em algo significativo para o nosso interior.
Rogeria Maciel e Rogério Oliveira
Curadores