sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

El Secreto de Sus Ojos



Na terça-feira, 7 de dezembro, chega ao fim a Mostra "Fotografia, Cinema e Memória". O ponto de partida para as dicussões será o filme argentino "El Secreto de Sus Ojos", produzido em 2009. Como tem sido tradição na Mostra, antes do longa será exibido mais um produto do fotógrafo baiano Claude Santos. Desta vez, "Cinco Retratos Esquecidos". Veremos, então, de que modo cinema e memória dialogam com a fotografia.

Este filme traz a fotografia de uma maneira bastante enigmática. É justamente a leitura de uma fotografia que dá novos rumos para a trama. É uma concepção de memória bem interessante, onde a fotografia funciona como um instrumento de atualização de fatos passados, com base no presente. O comentário após o filme seguirá justamente nesta direção, em que a fotografia será analisada à luz de fragmentos da filosofia de David Hume, Henri Bergson e Gilles Deluze.

Oportunidade legal para falar de fotografia. Nesta terça, a mostra acontece na sala de videoconferência do prédio da TV UESB, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Começa às 19:30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário