Nesta terça-feira, 16, foi exibido o primeiro filme da Mostra Fotografia, Memória e Cinema, Evandro Teixeira: instantâneos da realidade. Por causa da chuva forte que caiu em Conquista hoje muita gente não consegui chegar à UESB. O comentário de Zé Silva foi muito bacana. A exibição estimulou um bate-papo rápido, que não pôde ser prolongado por causa do avançar da hora. Na terça que vem tem mais. Blow-up vem aí.
Ah! Aproveitando, segue texto que foi publicado no site
www.vitoriadaconquista.com.br. É um texto de Juliana Silva, aluna do curso de Comunicação Social da UESB e que já tá mandando ver na reportagem...
Mostra Fotografia, Memória e Cinema
Por Juliana Silva. Site
www.vitoriadaconquista.com.brO Programa Janela Indiscreta promove, de 16 de novembro a 7 de dezembro, às terças-feiras, a Mostra Fotografia, Memória e Cinema. A Mostra foi idealizada pelo professor do
Curso de Comunicação Social, Rogério Oliveira. Rogério, amante e pesquisador da fotografia, acredita que, por meio da exibição e do debate dos filmes, possa suscitar uma importante discussão sobre as variadas concepções em torno de memória e imagem fotográfica.
A mostra começa amanhã, com o filme “Evandro Teixeira: Instantâneos da Realidade”, de Paulo Fontenelle. No dia 23, será exibido “Blow-up”, de Michelangelo Antonioni. Na terça seguinte, dia 30 de novembro, será a vez do filme “Pierre Verger: Mensageiro Entre Dois Mundos”, de Lula Buarque. E para encerrar a mostra, haverá a exibição de El Secreto de Sus Ojos”, de Juan José Campanella.
Após cada sessão, haverá um comentário feito, respectivamente, pelo fotojornalista José Silva; o professor Jorge Viana; o fotógrafo Carlos e Rizério; e o próprio professor Rogério. Já antes da exibição dos filmes, o público poderá assistir aos curtas, produzidos pelo fotógrafo baiano Cloaude Santos. Em um trabalho belíssimo, ele constrói variadas narrativas utilizando, simplesmente, a fotografia.
As sessões são gratuitas e terão início, sempre, às 19h30.