domingo, 21 de fevereiro de 2010

Avenida Lauro de Freitas


Há quase um ano e meio estamos estudando a cidade de Vitória da Conquista, dando atenção para o fluxo migratório. Um dos pontos que temos pesquisado é o terminal de ônibus da Avenida Lauro de Freitas. É o primeiro ponto onde serão apresentadas as obras da Múltipla Cidade, que começa na terça-feira, dia 23 de fevereiro. A Lauro de Freitas um lugar especial para nós. Um espaço diverso e rico de significados para todos os que vivem em Vitória da Conquista:

"- Não empurra, gente. Calma que tem para todo mundo. Tem tanto queijo que dá para fazer até lasanha. – Diz o vendedor de biscoitos de queijo sem que nenhum usuário de ônibus coletivo o peça um chimango sequer.
Irreverência, determinação, perseverança. Insatisfação, desânimo, desdém. Sensações se misturam no Terminal de ônibus da Avenida Lauro de Freitas. Funcionários do comércio que à noite são universitários. Donas de casa que se transformam em beatas. Vigilantes que fazem as vezes de padeiro.

Heterogênea, distante, fria. Nos itinerários, analogias derrubadas pela realidade: Morada Real, Morada dos Pássaros, Recanto das Águas. Tranqüilidade aparente, medo e receio reais. Das seis da manhã à meia noite, o diálogo de descargas automotivas. Interferências de carros com alto-falante. Palhaços responsáveis pelas promoções.
Saiu mais um DVD, uma calça, outro eletrodoméstico. Foi solicitado um táxi, o ônibus demorou, acabou o vendedor de vale-transporte.
Perdeu a hora, daqui a pouco tem mais um..."

2 comentários:

  1. Estou muito curiosa para conferir este trabalho,ver a criatividade dos nossos artistas (alguns conhecidos do curso de comunicação) ver a reação do público, mas não poderei estar em todos os lugares, quero saber se vcs irão fazer uma cobertura completa em vídeo e postar aqui no blog. Com certeza vou acompanhar. Desejo sucesso a vocês!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sara. Bom contar com o seu prestígio. Vamos pensar na possibilidade de postar algum vídeo aqui no blog. No entanto, podemos assegurar que os registros ficarão no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, de 2 a 23 de março. Contamos com a tua visita.

    Abraços,

    Equipe Múltipla Cidade

    ResponderExcluir