terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lá se vai mais de um ano


Muitos meses se passaram desde as pesquisas que fizemos no Bairro Sumaré, processo que nos levou à escolha deste lugar como um dos pontos de intervenção urbana. Que o sentimento de um ano atrás continue vivo...


"Homens e mulheres do campo se encontram no cruzamento da Rua Nilo Peçanha com a Avenida Otávio Mangabeira, no Bairro Sumaré. Este é o ponto de embarque e desembarque para muitas pessoas que procuram os serviços oferecidos na cidade, ou “na rua”, como eles dizem. Vitória da Conquista é uma referência comercial para moradores da zona rural. Pessoas que vêm em busca de atendimento médico, de conhecimento, de perspectivas de vida.
Manhãs que se repetem diariamente. Das 7:00 às 13:00, esta parte da cidade fica tomada por visitantes curiosos, sempre em busca de novas oportunidades. Os itinerários têm nomes curiosos: Algodão, Boa Sorte, Lindo Horizonte, Lagoa dos Pereiras, São Sebastião, Caldeirão e até de outra cidade, Caetanos. Desembarcam para comprar roupas, comida, produtos para uso próprio e que também são comercializados nos dias de feira dos lugarejos.
De tanto fazer a viagem alguns se instalaram na área urbana. Os Irmãos Vieira colocaram um bar. Na televisão, clipes musicais animam as tardes vazias sem os conterrâneos. Gente ociosa passa a sensação de estar seguindo um caminho sem fim.
À procura de um destino menos provável, Dona Marlene Silva Santos saiu da cidade de Caetanos. Rodou boa parte do país e hoje tenta se estabelece na Lanchonete Gavião. Escolheu o ponto da esquina, de onde vê cerca de 10 ônibus cheios de gente pararem todos os dias com passageiros vindos da roça."

Nenhum comentário:

Postar um comentário